sexta-feira, 29 de junho de 2012

Orgulho em Portugal


                Boa tarde.

                Ontem, com a chegada da seleção a Portugal, o ministro Miguel Relvas disse sentir-se orgulhoso de “um país que está entre os melhores quatro da Europa”.
                O que eu respondo a este senhor é: Só se sente orgulhoso da nossa seleção?? Então e todos aqueles portugueses que foram para o estrangeiro e são considerados dos melhores no seu meio?? E aqueles portugueses que descobriram meio mundo, navegaram mares furiosos e desvendaram os mistérios de cabos impossíveis de cruzar?? Não se sente orgulhoso desses portugueses??
                Não é a seleção que nos coloca nos melhores da Europa. São todos os portugueses e portuguesas que mostraram ao mundo que apesar de sermos um país pequeno e pobre (durante grande parte da história) temos fibra. Somos pessoas lutadoras, que quando se concentram num objetivo nada nos pára. Prova disso são todos os lusitanos que agarraram cada oportunidade, que perseguiram os seus sonhos.
                Eu não quero tirar mérito à nossa seleção. Esforçaram-se imenso e mostraram aquilo de que os portugueses são feitos. Só digo que tenho muito mais orgulho nos portugueses anónimos, naquelas caras sem rosto no meio da multidão, a darem tudo por tudo e muitas vezes sem terem o reconhecimento devido. Porque são estes os tugas que preparam o caminho do nosso país lá fora. São eles que me permitem, daqui a uns anos, chegar a uma entrevista de emprego no estrangeiro e dizer com toda a honra: SOU PORTUGUESA.
                E é por isto que eu tenho orgulho no meu país. Agora e sempre.
                Aproveito para deixar uma mensagem de incentivo a todos os portugueses: lutem, porque vamos sair desta crise. Já resistimos a tantas outras no passado, esta é só mais uma.

                Beijos, Marianocas.

2 comentários:

  1. Bem visto.
    Se quem dirige esta anedota de país tivesse o mesmo nível e trabalhasse tanto quanto todos os outros portugueses anónimos talvez fossemos o melhor país do mundo.
    Infelizmente vivemos no mundo real e temos de levar com profissionais da politica que não sabem fazer nada, quanto mais gerir um país...
    www.aterraemmarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que esse é o problema de todos os países, ou até mesmo de todas as situações. Quem manda não é quem tem as boas ideias ou a vocação, mas sim que "estuda para isso".
      Mas eu sou uma "sonhadora" e continuo a acreditar que apesar do calibre dos nossos governadores, somos grandes e poderosos e conseguimos passar isso lá para fora, ainda que de uma maneira fraca...

      Eliminar