segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alimentos geneticamente modificados

Boa tarde. Como vão?

                À algum tempo atrás levantei a questão se os alimentos geneticamente modificados são saudáveis ou não. Fiz alguma pesquisa e cheguei à conclusão que não há risco em consumi-los. Claro que fiquei um pouco chocada quando descobri que não existem provas que apoiem quer quem diz que são saudáveis quer quem diz que não são. Mas descobri algumas coisas interessantes e quero partilhar.
Basicamente, usamos o termo “alimentos geneticamente modificados” para nos referirmos a culturas modificadas com técnicas da biologia molecular para uso humano ou animal. As plantas são modificadas com o intuito de satisfazer o desejo de plantas com maior resistência a pesticidas/herbicidas ou com um maior valor nutricional.
Este tipo de plantas tem várias vantagens. Com o aumento da população mundial, será precisa muito mais comida e como estas plantas crescem mais depressa e são mais resistentes podem ser a única solução para combater a fome que se irá instalar daqui a uns anos. Como também podem ser mais nutritivas, como é exemplo o “golden rice”, são um excelente recurso para diminuir a subnutrição em países mais pobres.
Estas plantações também podem diminuir os custos dos agricultores quando perdem todas as suas plantas graças às pestes e doenças. Como não são usados tantos pesticidas também têm uma vertente ambiental pois poupam a água e os solos à poluição causada por estes.
Existem outros argumentos a favor do uso deste tipo de alimentos como a proteção da planta contra o gelo (aumento da tolerância ao frio) e a criação de medicamentos e vacinas incorporados nos alimentos, o que torna mais fácil a entrega e administração destes a países mais pobres.
Também existem razões contra, tantas quantas a favor. A principal é o risco para a nossa saúde. Depois existem também aqueles pormenores que criam toda uma discussão: que como os mosquitos desenvolvem resistência a pesticidas comuns também irão desenvolver resistência ao pesticida desenvolvido pela própria planta modificada e assim o objetivo será arruinado ou que os genes introduzidos podem passar para plantações próximas não modificadas.
Não sei o que vocês pensam, mas acho que este é um dos grandes problemas da humanidade neste momento. Estas plantações podem salvar milhões, mas também podem matar milhões. Penso que devia de haver mais testes que nos permitissem escolher.
Deixem opinião, se quiserem.

Beijos, Marianocas.

Sem comentários:

Enviar um comentário